Grande parte dos consumidores vai quatro vezes ao mês ao mercado

Pesquisa foi feita pela Apas e pelo IBOPE

Um consumidor médio faz, aproximadamente, quatro visitar ao supermercado por mês. Além disso, um a cada três freqüentadores, costuma ir ao supermercado uma vez por semana ou mais, de acordo com a Pesquisa Tendência do Consumidor, feita pela Associação Paulista de Supermercados (Apas) com apoio do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBOPE).

A alta frequência dos clientes faz com que ele esteja acostumado com o ambiente da loja e estranhem mudanças no layout do estabelecimento. Acém disso, ficam mais atento às promoções e à média de preços, além de serem mais facilmente afetados (positivamente ou negativamente) por todas as ações feitas pelo mercado.

Quanto maior o poder econômico das famílias, maior o número de vezes que visita o supermercado em um mês. Dentre os consumidores de classe AB, 44% costumam ir ao supermercado uma vez por semana ou mais. No outro extremo (DE), a frequência semanal atinge somente 23% das famílias. Isso acontece porque as famílias de menor poder aquisitivo, de modo geral, fazem compras mais planejadas.

Fonte: Associação Paulista de Supermercados (Apas)
Foto: Shutterstock