O que é preciso para sua empresa decolar

 

O sucesso de uma empresa depende de inúmeros fatores. Mas alguns são essenciais para a companhia conseguir se manter no mercado e crescer. Abaixo, listamos alguns pontos importantes. É preciso se debruçar sobre cada um deles e detalhar as ações que farão a diferença para sua empresa. Confira:

Identifique seu posicionamento: a empresa precisa saber qual será sua proposta de negócio. Por exemplo: oferecer mix amplo, permitindo que o cliente encontre tudo o que quer. A partir daí, todo o negócio será definido, desde a forma de negociação com os fornecedores, passando pelo modelo logístico até a operação das lojas.

Defina prioridades: muitos empresários têm dificuldade e acabam listando 30, 40 prioridades. Segundo os especialistas, deve-se trabalhar com cinco, no máximo.

Prepare quem ocupa cargos mais altos: no caso do varejo, muitos líderes crescem dentro da empresa. É preciso dar suporte para que se preparem melhor. Trazer profissionais do mercado e incentivar a troca de experiências também é importante.

Aloque recursos corretamente: em tempos de dificuldades econômicas – como os atuais –, a capacidade de investimento das empresas fica reduzida. Defina em que áreas os recursos serão aplicados a partir de fatos, dados, indicadores, estatísticas.

Dê incentivo às equipes: sempre que possível, estabeleça o pagamento de remuneração variável associada ao cumprimento de metas.

 

Fonte: Redação SM