SUPERMERCADO É O CANAL ONDE OS BRASILEIROS MAIS COMPRAM COSMÉTICOS

Segundo uma pesquisa realizada pela Mintel, mostra que o supermercado é o canal varejista onde os brasileiros mais compram cosméticos. De fato, o estudo revela que sete em dez consumidores (72%) afirmaram ter usado esse canal de vendas para a compra de produtos de beleza e cuidados pessoais nos últimos 12 meses anteriores à pesquisa (setembro de 2018).

Entre as motivações de compra citadas para esse canal, preços razoáveis foi a mais sinalizada, por 62% dos consumidores. Porém, apenas um entre cinco brasileiros (21%) afirmou utilizar esse canal por ele oferecer cosméticos de alta qualidade. As farmácias surgem como o segundo canal preferido, por quase seis em dez consumidores (58%).

Em relação às compras de produtos de beleza e cuidados pessoais pelos homens, a pesquisa Mintel mostra que mais da metade deles (54%) compra no varejo porta a porta pela possibilidade de ter contato direto com o vendedor. Além disso, a experimentação dos produtos antes da compra também parece ser importante para esse público: 40% disseram que a entrega de amostras foi um dos motivos para eles terem comprado produtos de beleza ou cuidados pessoais no varejo porta a porta, em comparação a 25% das mulheres.

A pesquisa também aponta que é importante que as marcas se comuniquem com seus clientes pelas redes sociais. Por exemplo, 41% dos consumidores leem/assistem a avaliações online de produtos antes de comprar, e também 41% concordam que muitas vezes assistem a vídeos ou tutoriais sobre produtos de beleza nas redes sociais.

Fonte: Portal NewTrade